Competição no Rap

5

Agosto 13, 2013 por realpunch

Decidi voltar a escrever um post, depois de algum tempo parado. Desta vez, trago um tema que parece que envolve um certo tabu na comunidade Hip-Hop, tanto nacional como internacional.

Competição.

Isto tudo, depois de ouvir uma música do rapper norte-americano Big Sean, chamada “Control”, onde conta com a participação de Kendrick Lamar e de Jay Electronica.

O que acontece? O Kendrick, rapper bastante aclamado desde o lançamento do seu álbum “Good Kid, m.A.A.d. City”, resolve dirigir-se a um grupo de rappers novos, afirmando que, por mais que tenha respeito por eles, na altura de escrever, compor, cantar, é pura competição. O objectivo é sempre superar e elevar a fasquia.

Para ser mais preciso, o verso do Kendrick é:

I heard the barbershops be in great debates all the time
Bout who’s the best MC? Kendrick, Jigga and Nas
Eminem, Andre 3000, the rest of y’all
New niggas just new niggas, don’t get involved
And I ain’t rockin no more designer shit
White T’s and Nike Cortez, this is red Corvettes anonymous
I’m usually homeboys with the same niggas I’m rhymin’ wit
But this is hip hop and them niggas should know what time it is
And that goes for Jermaine Cole, Big KRIT, Wale
Pusha T, Meek Millz, A$AP Rocky, Drake
Big Sean, Jay Electron’, Tyler, Mac Miller
I got love for you all but I’m tryna murder you niggas
Tryna make sure your core fans never heard of you niggas
They dont wanna hear not one more noun or verb from you niggas
What is competition? I’m tryna raise the bar high
Who tryna jump and get it? You better off tryna skydive

Isto é a essência do Rap. Skills, competição, tentar ser o melhor. Meter milhares de pessoas a dizer: “O gajo matou!”

Escrevo isto na perspectiva de ouvinte, porque o Rap tem tido tantas variações de estilo, mas tantas, que hoje em dia, muita gente não sabe as origens, não as procura, simplesmente limita-se às sugestões que lhe surgem no lado direito do Youtube.

Skills. A competição saudável em busca de melhores skills é responsável pela evolução desta cultura, e nunca deveriam ser encostados pelos rappers.

Esta é a minha opinião. Quero ouvir a vossa! 😉

5 thoughts on “Competição no Rap

  1. Filipe Correia diz:

    Sem dúvida que o Kendrick elevou a fasquia, e que de um modo menos ofensivo tentou “atiçar” todos os rappers do game, mesmo aqueles que não referiu… A questão é, “será que era mesmo necessário?”. A competição é algo que, quer queiramos quer não, está presente no nosso dia-a-dia, mas será que é preciso estar a dizê-lo? Competição é algo que faz parte da natureza humana, mas trata-se de algo que está subentendido, para quê tentar exteriorizar uma coisa subentendida?
    O que eu quero dizer com isto é que era desnecessário! É algo corajoso por parte do Lamar, mas neste momento é fácil para ele afirmar tal “fome” de competição porque está no topo da “cadeia alimentar”… É a mesma coisa que o leão desafiar as hienas para ver quem fica com o trono da selva!
    Na minha prespectiva, foi uma ação demasiado egocêntrica por parte do Kendrick Lamar, de certo modo veio “reavivar” o game, mas só espero que não cause efeitos negativos.
    Esta é a minha opinião 🙂

    • realpunch diz:

      Eu sou da opinião que, se não podes falar de competição, não és talhado para algo. Tu tens que conviver com ela, subentendida ou não, you gotta go with it.
      Pá, eu, ao contrário de ti, considero a atitude egocêntrica qb. Primeiro, o gajo não faltou ao respeito de ninguém, apenas disse a verdade das verdades. Toda a gente pensa em ser bom naquilo que faz. Ambição. Eu, como rapper, se ouvir uma cena forte, eu dou todo o valor que é devido, e isso vai fazer com que eu pense em ser melhor, no som a seguir tenho que também elevar a fasquia.
      Para além da diversidade, a competição saudável torna isto tudo mais bonito 😉
      Abraço Filipe.

  2. KyWord diz:

    Partilho da tua opinião Punch e até aconteceu tentar dá-la a conhecer e tomei a iniciativa de comentar alguns posts menos felizes de outros rappers, que viam a estiga como uma ofensa mais pessoal, mas fui quase linchado, por esses e outros que confundem isso mesmo com “Hate” e “estigas”. Acabei por desistir de expor a minha perspectiva, pois quanto mais falava e tentava explicar, mais me atacavam. Sei que não sou o único a pensar desta forma e, muito possivelmente, eles também pensam assim, mas apenas quando lhes dá jeito….Quando é a altura deles de brilhar e “matarem”.Enfim, no hiphop sempre tive mente aberta e espaço para a opinião de outros, pois penso que assim deve ser. E por vezes, até parece que existe um desejo de que me estigem ahahahaha que mostrem o que valem, RIght?! 😀 Great minds think a like 😉 grande abraço bro. Bom post

    • realpunch diz:

      Lá está, temos que ver isto desta perspectiva: existe competição, existem picardias, e depois existem as faltas de respeito. Um gajo tem que saber lidar com a pressão. Para além do mais bro, é mesmo isso. Nós temos que ter mente aberta, temos que saber interpretar cada situação. E nós, rappers, temos que tentar educar quem nos ouve.
      Grande abraço para ti tb mano, tamos juntos 😉

  3. Riscow diz:

    Nem mais…Na minha opinião, nunca poderá ser de outra maneira para o bem da evolução. Sendo o hiphop um Mercado, ou nao… Não ha como evitar a competição quando se trata de “vender peixe”. O Oceano é enorme. Tu vendes o Teu eu vendo o meu, a inteligencia e o skill serão determinantes para o aumento do fluxo do meu comercio. O ser Humano tal como a cultura está em constante evolução. Elevar a fasquia e assassinar a concorrência tem de ser alguns dos principais objectivos do Game…O resto é musica.

Deixe um comentário